Prefeitos fazem levantamento de 55 obras em andamento no Alto Tietê

O Alto Tietê conta com pelo menos 55 projetos em execução que visam beneficiar a população em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação, assistência social, esporte e lazer. Essas informações são referentes às cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Guararema.

O município de Suzano se destaca, apresentando 18 projetos nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura, saúde, educação, lazer e segurança. De acordo com a Prefeitura de Suzano, essas iniciativas são essenciais para promover melhorias para a população e estimular o crescimento da cidade.

Para este ano, a administração planeja entregar o Terminal de Ônibus de Palmeiras Jorge Ueno; a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Colégio, que já está com 97,5% de conclusão e espera pela inauguração; a Fatec de Suzano; as obras de drenagem no Jardim Belém; a Creche do Jardim Europa; a Praça do Miguel Badra; o Corredor Ecológico; a nova sede da Guarda Civil Municipal (GCM), que está 90% pronta; e o Ecoponto do Miguel Badra.

Quanto a 2026, a previsão é finalizar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeiras no segundo semestre; concluir os trabalhos do Hospital Federal; entregar o novo prédio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos no primeiro semestre; a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD Vita; e o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência no segundo semestre de 2026.

Além disso, o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen aguarda a liberação de recursos para a conclusão; a duplicação da avenida Jorge Bei Maluf e as obras na rua Guilherme Garijo também dependem de verbas do Governo Federal; por fim, o Centro de Bem-Estar Animal está em processo licitatório para a execução de obras externas.

Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que há diversas obras em andamento na cidade, destacando-se principalmente as que integram o Novo Sistema Viário. As equipes já iniciaram a duplicação da avenida Pedro Romero, entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio e o novo dispositivo viário da avenida Francisco Rodrigues Filho, em Cezar de Souza.

A quarta pista da avenida Pedro Romero terá 2 quilômetros de extensão e contará com iluminação, passeio, ciclovia e canteiro central.

A administração municipal salienta que essa intervenção se conectará ao Corredor Nordeste, que já superou 50% do cronograma, sendo a continuidade da Via Perimetral e ligando a avenida Francisco Rodrigues Filho à rodovia Mogi-Salesópolis. A duplicação da Pedro Romero e o Corredor Nordeste devem ser concluídos até o final de 2026.

Além disso, o Novo Sistema Viário, apresentado no dia 31 de julho, prevê a construção da Via Parque 1, que servirá como uma nova ligação entre a avenida Francisco Rodrigues Filho, a rotatória da avenida Waldemar Costa Filho e a avenida Antônio de Almeida.

Uma transformação significativa é a construção da nova Ponte Estaiada, que irá ligar diretamente a Avenida Manoel Bezerra Lima Filho à Avenida Yoshiteru Onishi, cruzando a linha férrea e a Avenida Francisco Rodrigues Filho.

Itaquá

A Prefeitura de Itaquaquecetuba reporta a existência de oito obras em andamento, abrindo espaço para melhorias em infraestrutura viária e equipamentos públicos de saúde, esporte e lazer.

Entre as obras em execução, estão as intervenções de infraestrutura no Jardim Canaã e Vila Miranda, uma quadra na Vila Japão, um pump track, uma praça esportiva no Scaffid, campos de futebol do Jardim Odete e Jardim Patrícia e o recapeamento na estrada do Corredor.

A administração também menciona que outros projetos estão em fase de licitação, como o recapeamento no Monte Belo, a avenida Rochedo de Minas, a criação da cooperativa de reciclagem no Jardim Maria Elisa e a UBS Jardim Zélia.

Projetos em fase preparatória incluem ações na Chácara Dona Escolástica, que está com o edital sendo elaborado, e o sistema de drenagem da avenida Ítalo Adami (Córrego Goió), que será licitado. Em algumas áreas, como no Piratininga e Jardim Lucinda I, as obras aguardam a finalização de requerimentos com a Sabesp, enquanto Jardim Lucinda II e Pinheirinho II dependem de trâmites de convênio.

Projetos no bairro Quinta da Boa Vista e Fiorelo ainda aguardam a liberação de recursos e estão em análise documental.

Ferraz

No município de Ferraz, atualmente estão em andamento nove obras. Segundo a Secretaria de Obras, essas intervenções visam beneficiar a comunidade nas áreas de infraestrutura, esporte, lazer e cultura, com foco no desenvolvimento da cidade.

Este ano, serão entregues: a quadra Halim Abissamra em setembro; a pavimentação da viela entre a rua Diácono Francisco Pedral e a avenida Luiz Antônio Paiva em setembro também; a drenagem e pavimentação no Jacarezinho, com prazo até outubro; o fresagem e recapeamento das ruas Alfredo Regner, Borba Gato, Marcelo Garcia, Antônio Augusto Ferreira, Marinalva dos Santos e Sandelia Andena até outubro; o parque Nosso Recanto em novembro; e o muro de contenção na rua Eveline, também em novembro.

Para 2026, a expectativa é de entrega da Vila Olímpica em janeiro; do Centro de Convenções Raja Abissamra em abril; e intervenções de infraestrutura nas ruas da cidade até junho.

Arujá

A administração de Arujá informa que atualmente existem três projetos em execução, sendo eles a construção do Centro de Referências de Assistência Social (Cras) do Mirante; a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Emília; e o Hospital Geral de Arujá. As datas de entrega ainda não foram definidas.

Guararema

Em Guararema, 14 obras estão em andamento, abrangendo investimentos em mobilidade urbana, educação, esporte, lazer, cultura e assistência social.

Entre as obras, estão as escolas municipais Professora Consuelo Aparecida Tavares Neme, no Morro Branco, e Professor João Raphael de Lara Netto, no Nogueira; a nova ponte sobre o rio Paraíba do Sul em Morro Branco e Itaoca; o Centro de Eventos, Convenções e Exposições, no Morro Branco; o Parque do Lago, no bairro Ipiranga; a revitalização do Teatro Municipal José Luiz A. Souza, no Centro; revitalização do CSE Fukushima; revitalização no Estádio Municipal Inácio Paulino da Silva, no Guanabara; o Hospital Municipal de Guararema, no Morro Branco; e ainda os Ginásios Poliesportivos no Nogueira e Paratei/Galeto, quadra coberta no Instituto do Álcool, o parque no Guanabara e um novo prédio para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no Morro Branco.

A reportagem tentou contactar as demais cidades da região, mas não obteve resposta até o fechamento deste artigo.





Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp