Visando atingir a total neutralidade de carbono até 2030, a Fujitsu General do Brasil tem intensificado suas iniciativas sustentáveis, priorizando a diminuição de emissões, o plantio de árvores nativas e a promoção de educação ambiental. A empresa reforça sua missão de “Viver juntos pelo Futuro” fundamentada na inovação tecnológica e na responsabilidade socioambiental.
Durante a FEBRAVA 2023, a companhia destacou-se ao neutralizar 8 toneladas de carbono geradas durante a montagem e operação de seu estande ecológico. Essa estrutura foi construída com materiais recicláveis e com baixo impacto ambiental, como napa, MDF, vidro e acrílico, que foram posteriormente reutilizados ou descartados de maneira responsável, promovendo um ciclo de economia circular.
Como parte de suas ações compensatórias, a Fujitsu também realizou o plantio de 50 mudas de árvores nativas no Parque Ecológico do Tietê, contribuindo para a recuperação da Mata Atlântica e fortalecimento da biodiversidade local.
“Essas iniciativas vão além de uma simples obrigação corporativa: elas refletem nossa filosofia de harmonia com o planeta. Cada ação conta na luta contra as mudanças climáticas”, afirma Tsutomu Kunishima, CEO da Fujitsu General do Brasil.
Desde sua chegada ao Brasil há 45 anos, a Fujitsu General tem sido pioneira na introdução da tecnologia Inverter, que permite que sistemas de ar-condicionado mantenham temperaturas consistentes com menor consumo de energia, reduzindo consideravelmente os impactos ambientas e gerando economia para os usuários. Além disso, a empresa está em plena transição para soluções ainda mais sustentáveis, utilizando o fluido refrigerante R-32 — considerado o mais avançado e ecológico do mercado, com baixo potencial de aquecimento global e alta eficiência energética.
“Desejamos demonstrar que é possível combinar conforto térmico, eficiência energética e responsabilidade ambiental. Não se trata apenas da oferta de produtos de qualidade, mas da nossa contribuição ativa para a preservação do planeta e a construção de um futuro melhor para todos”, declara Raimundo Ribeiro, diretor comercial, de marketing e técnico da Fujitsu General do Brasil.
A Fujitsu General do Brasil também promoveu uma atividade social para alunos do ensino fundamental, oferecendo palestras educativas sobre sustentabilidade e comportamentos responsáveis.
De acordo com a empresa, que traçou a meta de se tornar 100% neutra em carbono até 2030, está em processo de total transição para a utilização de energia elétrica renovável em suas operações e abastecimento de sua frota corporativa exclusivamente com etanol, uma fonte limpa e renovável.
Adicionalmente, a empresa mantém um programa de gestão de resíduos, destacando sua parceria com a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), que assegura o descarte ambientalmente correto de equipamentos e redução do uso de papel em suas operações.