Iniciativa vai plantar 15 mil mudas do Cerrado no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga

No próximo domingo, dia 7, o Governo do Distrito Federal (GDF) dará início à maior edição do evento anual conhecido como Dia de Plantar. Esta iniciativa foi consolidada pelo Decreto nº 44.606, de 2023, como um reflexo do compromisso perene do GDF com a restauração ecológica, expansão de áreas verdes e mobilização da população na proteção de um dos biomas mais extraordinários do Brasil. Em 2025, está programado o plantio de 15 mil mudas em simultâneo, abrangendo diversas regiões administrativas do DF. O Parque Ecológico do Cortado, localizado em Taguatinga, será o principal foco da celebração.

A edição deste ano contará com 10 mil mudas disponibilizadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e mais 5 mil provenientes do Instituto Arvoredo. Essa iniciativa é resultado de uma parceria que une a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF), o Instituto Brasília Ambiental, a Novacap, a Secretaria de Governo (Segov-DF), administrações regionais, comitês ambientais e a sociedade civil.

Gutemberg Gomes, secretário do Meio Ambiente, evidencia que este evento marcará um novo capítulo para o DF. “Cada uma dessas 15 mil mudas representa não só esperança, mas também um compromisso com a mudança climática e uma responsabilidade coletiva com o Cerrado, fonte das nossas águas. Agradeço a todos os servidores, parceiros institucionais e cidadãos que se juntaram a esta causa. Nosso avanço se deve ao trabalho em equipe. Continuaremos a expandir nossas áreas verdes e a fortalecer a resiliência ambiental do DF, para que as futuras gerações possam viver em um espaço equilibrado, saudável e sustentável”, comentou o secretário.

Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal, também enfatizou a relevância da colaboração mútua. “O Dia de Plantar demonstra que a união entre governo e comunidade produz resultados efetivos. Estamos aqui para reforçar o compromisso do GDF com a preservação do Cerrado e por uma cidade mais verde para todos. Esta é uma tarefa coletiva: depende da participação de todos que sonham com um futuro sustentável. Hoje, plantamos árvores, mas também semeamos consciência, cidadania e esperança. O Governo do Distrito Federal continuará a investir em políticas ambientais sustentáveis e na recuperação das nossas áreas naturais”, declarou Celina.

Desde sua primeira edição, o Dia de Plantar tem ampliado seu impacto e alcance ambiental. Em 2023, foram plantadas 5 mil mudas no Parque Ecológico do Guará Ezequias Heringer. No ano seguinte, mais de 10 mil mudas foram distribuídas pelo Parque Ecológico do Riacho Fundo e outras localidades do DF.

Serviço
Dia de Plantar 2025
Data: Domingo, dia 7, às 8h30
Local central: Parque Ecológico do Cortado, Taguatinga

*Fonte: Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF)





Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp